Montando uma tábua de frios para curtir bons momentos
Montando uma tábua de frios para curtir bons momentos

Marcou uma reunião com os amigos em casa, um encontro romântico, quer assistir um filme no conforto do sofá ou servir uma boa entrada enquanto assa aquela carne na churrasqueira? A tábua de frios é uma boa escolha para qualquer uma dessas ocasiões. 

Para você que gosta da ideia mas não sabe muito bem como montar a sua, vamos trazer nesse conteúdo várias técnicas e dicas que podem ser utilizadas para que ela fique harmônica, saborosa e balanceada.

Alimentos que vão bem em uma tábua de frios

Antes de montar a tábua de fato, vamos conferir alguns alimentos que podem ajudar a compor. Não é necessário que sua tábua tenha todos esses, porém, é importante que as quantidades sejam balanceadas.

Para cada pessoa, considere cerca de 100 gramas de carnes curadas e embutidos, 100 gramas de queijos, 100 gramas de pães e 100 gramas distribuídos entre o restante dos ingredientes, como oleaginosas, frutas, conservas, patês e geleias.

Carnes curadas e embutidos

Traz para a tábua sabores intensos, salgados e, algumas vezes, defumados.

Podem ser tanto embutidas (como salame, presunto, linguiça, mortadela) quanto curadas (copa, presunto cru, bacon, toucinho e pastrami). Se possível, coloque pelo menos duas opções de cada tipo, e terá maiores possibilidades de sabor.

Queijos

Uma boa tábua de frios precisa de ter queijo, certo? Como há várias opções, é possível sabores e consistência diferentes mais variedade. 

  • Queijos duros, como parmesão, grana padano e manchego são intensos e ótimos para contrastar com frutas frescas
  • Queijos mais moles, como brie e camembert são cremosos e suaves, harmonizando bem com mel e compotas
  • Queijos azuis, como gorgonzola ou roquefort oferecem um sabor forte e picante que se equilibra bem com frutos secos e vinhos doces
  • Queijo de cabra, para um toque fresco e ácido, perfeito com mel e nozes

Para o corte, em geral, indica-se que cada fatia tenha partes do centro, por conta do sabor mais pronunciado, e das bordas, pela diferença de textura.

Pães e crackers

Além de ser parte da degustação, o pão também ajuda a limpar e equilibrar o paladar. É possível incluir pão francês, integral, de fermentação natural e de forma, além de torradinhas.

Também é possível incluir bolachas crackers de diferentes sabores e tamanhos para compor a tábua de frios.

Frutas e frutos secos

As frutas oferecem um contraponto adocicado aos sabores fortes das carnes curadas e dos queijos.

Você pode contar com frutas frescas (uva, maçã, pêra, figo, melão e morango) ou secas (damasco, uva passa, tâmara).

Patês e geléias 

Existem infinitas opções. Os patês mais tradicionais são os de atum, presunto, cebola, azeitona e ervas finas.

Já entre as geleias vão desde as doces, como de morango, abacaxi, frutas vermelhas, manga e damasco, até as picantes, como a de pimenta.

Acondicione os patês e geleias em pequenos ramequins de cerâmica, acompanhados de espátulas ou pequenas colheres. 

Curta bons momentos com as tábuas personalizadas da Smity

Todo dia, toda hora! Não existe nada que uma tábua de frios não possa ajudar e com o calor chegando a melhor coisa é receber os amigos para curtir bons momentos juntos com aperitivos que todo mundo ama.

Na Smity você conta tábuas de qualidade, em diversos modelos e tamanhos e tem a possibilidade de personalizar da forma que desejar. Conheça nossas opções!

Compartilhe esse post